Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

6 de jun. de 2014

Perna de pau não entra no céu.

Foi convocada a Seleção Brasileira para a Copa de 2014. Para alguns, sem surpresa. Para outros, com uma surpresa não muito significante. Para milhões de brasileiros esta seleção poderia ter mais alguém. Se dependesse do povo, a seleção deveria ter uns cinco mil jogadores. Mas todos os que estão lá, de uma forma ou de outra, já provaram que mereciam.

Após várias convocações, com certeza, a comissão técnica tinha um perfil completo de todos os que foram chamados. Vários critérios foram analisados. Talvez dedicação, caráter, capacidade técnica, psicológica e física, entre tantos outros critérios foram avaliados em cada um deles. Não foram chamados só pelos belos olhos, ou belas pernas, como diria a torcida feminina.

Toda essa preocupação com as características dos escolhidos me levou a uma antiga história. O livro dos Atos dos Apóstolos narra um evento de escolha de alguns homens que deveriam ter as características adequadas à função que exerceriam. Com o aumento dos convertidos, os apóstolos tinham muito trabalho a realizar e estavam deixando algumas tarefas por fazer, ou não estavam fazendo com perfeição.

Eles se reuniram com os discípulos e chegaram seguinte conclusão: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" (At. 6:2-4). E assim se instituiu o corpo diagonal na igreja.

Mais tarde, Paulo orienta a Timóteo dizendo que os diáconos "devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa" (I Tm 3:8-10,12). Paulo estende ainda às esposas dos diáconos a responsabilidade de serem "igualmente dignas, não caluniosas, mas sóbrias e confiáveis em tudo" (I Tm 3:11).

Na mesma carta escrita a Timóteo, Paulo cita alguns requisitos para o bispo e diz que ele "deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar. Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacifico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do diabo" (1 Tm3:2-5,8).

Infelizmente muitos acham que estas características são necessárias apenas para os diáconos e, nos dias de hoje, para os pastores. Isto joga sobre estes homens uma aura de santidade, nem sempre verdadeira, que os coloca num pedestal injusto. Alguns levam isto tão a sério que se acham os donos da igreja toda, se não os próprios deuses na terra. Por outro lado, os outros crentes, que parecem não precisar desta santidade toda, cobram destes pobres homens a demonstração dessa santidade, e isto se estende a todos os seus familiares.

Na seleção do Felipão não tem perna de pau. Então, podemos cobrar atuações que represente a capacidade deles e a confiança que depositamos neles, por que nós não temos, e nem precisamos ter, as mesmas características que eles possuem. Mas no reino de Deus as características dos diáconos e pastores são tão necessárias a qualquer outro crente como a necessidade de respirar.

Quando Jesus ora pelos seus seguidores, diz ao pai que ora por eles porque seriam os seus representantes na terra: "a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste" (Jo 17:10). Jesus não fez nenhuma discriminação entre bispos, diáconos, pastores, apóstolos ou crentes normais. Ele enquadrou todos os seus seguidores num mesmo patamar. TODOS DEVEMOS ser um espelho de onde a imagem de Cristo seja refletida. Não temos desculpas para não ser assim.

Muitos ficaram fora da seleção do Felipão por não se enquadrarem nos aspectos procurados por ele e pela comissão técnica. E Deus, muito mais exigente que o Felipão, não convocará quem não se enquadrar perfeitamente no seu perfil. Preste atenção, pois não ser escolhido por Deus vai ser muito mais triste, do que não ser chamado pelo nosso técnico brasileiro.

E não é só porque você está enfiado dentro de uma igreja que sua vaga esta garantida. O próprio Cristo avisou: "Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade de meu Pai, que está no céu" (Mt 27:21).

Então, se liga meu irmão, ou minha irmã. Algumas surpresas poderão acontecer. A seleção de Deus não tem perna de pau. Só quem leva a sério seus ensinamentos.

1 de mai. de 2014

As aparências enganam

Eu e Ana estávamos perdidos tentando chegar a Pirituba (SP). Vimos um homem saindo de uma padaria e pedimos informações. Ele disse para irmos em frente, passar não sei quantos faróis (sinal de trânsito luminoso), depois dobrar para não sei que lado, e ficou uns cinco minutos nos ensinando o caminho. Caído na calçada estava um bêbado, que grita lá da sua bebedeira: "Oh! Tá tudo errado". A seguir nos ensinou um caminho bem diferente do outro.

O que você faria? Seguiria o sóbrio ou o bêbado? É lógico que você seguiria o caminho do sóbrio. Ouvir conselhos de um bêbado irresponsável? Não mesmo!

Resolvemos seguir o caminho do bêbado, por causa de uma vaga lembrança da Ana. Logo a frente tinha um sinal de transito e uma passagem por baixo de um viaduto. Quando passamos pelo viaduto vimos que o bêbado estava certíssimo.

As aparências enganam, e muito. Se você estiver passando de madrugada por um lugar ermo e vier uma pessoa meio esquisita em sua direção, o que você pensa? Que vai ser assaltado, não é verdade? Tudo por causa da aparência. Se for uma pessoa bem vestida você não pensa assim.

Samuel quando foi escolher um rei para Israel, ordenado por Deus, fez a mesma coisa. Olhava o exterior dos irmãos de Davi e, por isso, ao ver Eliabe pensou ter encontrado o homem. "O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem; o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (I Sm 15:7).

Vejo hoje muita gente adotando algumas aparências de santidade que me faz rir. Você já deve ter visto alguma coisa do que estou falando. Quem sabe já fez ou faz algo parecido, e se esse for o seu caso me perdoe. Alguns mudam a voz quando estão orando. Acho isso muito engraçado pois, se Deus é pai, eu posso falar com ele como falo com meu pai. Eu não mudo a voz para falar com meu pai. Fico imaginando qual seria a cara do meu pai se eu chegasse diante dele para conversar, falar qualquer coisa, ou mesmo pedir algo e impostasse minha voz, ou sussurrasse, ou gritasse, ou sei lá mais o quê. Creio que ele riria muito.

Sabe o que eu penso? Você pode achar que estou errado, mas só importa a Deus a minha santidade ou não. Ser santo ou não, não é uma coisa que devo satisfação a alguém, só a Deus. Por isso fico achando engraçado algumas atividades artísticas de santidade que vejo. Quando é real você percebe.

Alguns riem, outros choram, outros pulam, outros dançam, outros rodam, outros correm de um lado para o outro, outros imitam a voz do Cid Moreira quando oram (nunca vi ninguém imitar a voz do Tiririca), outros caem e outras tantas coisas. A criatividade é boa.

Eu gostaria de ser um detetive espiritual para acompanhar estas pessoas no dia a dia. Vê-las em casa, com os pais, com os filhos, com os vizinhos, com os amigos do trabalho, do colégio, da faculdade. Eu gostaria de ver os programas de TV que elas assistem, os sites que elas frequentam, as revistas ou livros que gostam de ler, as peças teatrais que as agradam, as músicas que ouvem e qual seu comportamento nos restaurantes que elas frequentam e nos ônibus que andam. Serão a santidade em pessoa?

Eu não posso, mas Deus pode. E vejam o que falou, através de Isaías, para aqueles que viviam de aparências: "Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo? Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas da Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso" (Is 1:12, 13). Deus já não aguentava mais tanta representação de santidade no templo e a falta de santidade no dia a dia.

Como pregou o Pr. Josué Valandro Jr, no dia 09/02/2014, "está faltando choro". Falta choro de vergonha na cara, de arrependimento, de honestidade, de amor verdadeiro a Deus e ao próximo. Falta choro por não estarmos tão imagem e semelhança de Deus como deveríamos.

É tranquilo demais ser espiritual, ou santo, na igreja. Mas a verdadeira santidade deve ser evidenciada no dia a dia quando somos confrontados com toda espécie de tentação. E não falo aqui apenas de dinheiro e sexualidade não. Falo do respeito ao outro, dos sorriso para aqueles que nos servem em casa ou na rua. De tudo.

O Espirito Santo vai acabar perdendo o emprego, pois sua função é nos orientar, nos ensinar, nos fazer mais parecidos cada dia com o nosso Senhor, mas só damos atenção a ele quando nos leva a nossa Disneylandia espiritual, que é a igreja. Ali tudo é festa. Mas quando nos leva ao deserto nós o deixamos lá sozinho, pois não nos interessa o deserto.

Dizem que rapadura é doce, mas não é mole não. Eu te digo que ser cristão é doce demais, é muito bom, nada é melhor que viver uma vida cristã saudável. Mas vida cristã mesmo, de verdade, não é muito fácil. Não é esse cristianismo dos vários livros de auto-ajuda-cristã que lotam as nossas livrarias e são devorados pelos cristãos de igrejas.

Se você quer ser um cristão genuíno, aprenda com o Espirito Santo, lendo sua Bíblia, ouvindo boas mensagens, lendo bons livros e observando outros crentes verdadeiros. Observe bem. Você conseguira descobri-los. Graças a Deus ainda são muitos.

Mas cuidado, pois as aparências enganam.

4 de abr. de 2014

A patinação e o casamento

Eu creio na instituição do casamento! O casamento é, talvez, a maior prova de que é possível, sim, conviver apesar das diferenças. Penso que se eu fosse igual a minha esposa nosso casamento seria muito chato. Não sei se aguentaria alguém que fosse exatamente como eu, esquisito. Graças a Deus ela é o meu oposto. Mas apesar disso convivemos muito bem.

Estava vendo as olimpíadas de inverno e fiquei observando a patinação em duplas. Ali está uma perfeita situação de um casamento que dá certo. Existe naquele exercício uma cumplicidade que deveria ter no casamento. Eles estão sempre juntos. Só podem ficar separados por alguns segundos. Na maior parte do tempo estão sempre indo em uma mesma direção. Todo movimento é sincronizado.

Como seria bom se assim fosse a realidade dos casamentos. Se todo movimento no casamento fosse feito olho no olho, lado a lado, um apoiando o outro, em cumplicidade, as coisas seriam bem diferentes. Às vezes, o que vemos são dois competidores querendo ganhar uma competição que é, no mínimo, burra. Na patinação, quando uma dupla ganha, são os dois que ganham, mas se um cai durante a apresentação, os dois perdem. Não existe a vitória de um dos dois. Ou os dois vencem, ou os dois perdem. No casamento é assim também.

Nas apresentações em duplas, formadas por um homem e uma mulher, os movimentos são similares aos da apresentação solo, adicionados dos movimentos que só podem ser executados em dupla, tais como os levantamentos e piruetas sincronizadas, em que o casal gira ao mesmo tempo. No casamento deve acontecer a mesma coisa. Os dois continuam sendo dois com suas individualidades, mas também são um, combinando suas características para realizarem movimentos cada vez mais interessantes e emocionantes. Existem coisas que, no casamento, não da para fazer sozinho. É preciso apoio, companheirismo e um olhar atento para alertas necessários.

Em outro movimento o homem lança a mulher para a execução do salto e no final apóia a descida dela. Durante todo vôo dela ele está atento para recebê-la na volta. Quantas mulheres estão tentando levantar vôos em seus casamentos, alcançar marcas que melhorem suas vidas, mas são inibidas por homens que não conseguem entender seus anseios, ou são machistas demais para permitir que a esposa voe e ele não. Conheci um casal que vivia esta dificuldade. A mulher não pode fazer um curso para trabalhar com crianças, na igreja, porque o marido era motorista de ônibus e ela não poderia ser mais "estudada" que ele. Infelizmente, a mãe dele, uma líder na igreja, apoiava essa sandice.

A patinação em duplas é um perfeito exemplo do texto de Paulo para a igreja de Éfeso: "Mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Senhor" (Ef 5:22). A submissão da mulher ao homem na patinação em duplas é perfeita. Ela se coloca inteira a seus cuidados e proteção, pois sabe que ele vai ter todo o cuidado necessário para que os dois vivam uma perfeita harmonia, digna de uma medalha de ouro. Por mais que ela tenha performance particular, sempre está em perfeita sintonia com ele, que guia todos os movimentos.

Paulo continua sua orientação para os maridos dizendo: "Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela" (Ef 5:25). Dar a vida pela esposa. Você marido, que está lendo este texto, daria a sua vida pela sua esposa? Este é o ensinamento. Se os maridos amassem suas esposas de maneira que elas percebessem que eles seriam capazes de dar a própria vida por elas, com certeza, seriam as mulheres mais felizes do mundo. Infelizmente, existem muitas esposas que fingem felicidade para manter seus casamentos.

E Paulo ainda vai mais fundo: "O homem deve amar sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo" (Ef 5:28). Paulo realmente sabe das coisas. Quando você ama uma pessoa da mesma forma que ama a você mesmo, o retorno que você tem é inigualável. Toda pessoa que é extremamente amada ama sem restrições. Se você reclama que não é bem tratado por sua esposa, pode ser você mesmo o responsável por isso.

A patinação em duplas deveria ser um exercício obrigatório para todo casal. Talvez fosse uma ideia bem legal que todos os casais fizessem aulas de patinação em duplas. Assim eles aprenderiam toda aquela plasticidade de relacionamento a dois. A cumplicidade, a suavidade, a sensualidade, o apoio, a segurança, a entrega incondicional, o cuidado, o lançar e o trazer de volta com segurança e carinho, são coisas que fazem falta no casamento e sobram na patinação em dupla.

A patinação em duplas e o casamento têm tudo em comum. Pratique os fundamentos da patinação em duplas no seu casamento, e viva a deliciosa sensação de ganhar uma medalha de ouro todos os dias.

1 de mar. de 2014

Morra Feliz!

Quase sempre paramos para avaliar programas, projetos, saúde, entre outras coisas, porém, avaliar o que temos feito da vida não é uma prática comum. Por isso, provavelmente, quando sentimos que nossa hora está chegando caiamos na tentação de avaliar o que fizemos ou não para, então, percebermos que é tarde demais.


Talvez você esteja pensando: “Nunca é tarde demais”. Será que não? Existem coisas que você não terá como fazer mais tarde, mesmo que você viva mais um século. Então, “o que vocês fizerem façam de todo coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não as pessoas” (Cl 3: 23).

O livro “Os Cinco Principais Arrependimentos de Pacientes Terminais”, escrito por Bronnie Ware, uma enfermeira especializada em cuidar de pacientes terminais, revela cinco arrependimentos que estes têm:
  • Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.
  • Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
  • Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos.
  • Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
  • Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz.
Para não ficar chorando o leite derramando tenho cinco sugestões para uma morte feliz.

1 - É melhor agradar a Deus que aos homens.

É incrível o que fazemos para agradar as pessoas que estão ao nosso redor. Há dentro de nós um desejo natural de agradar, de ser agradável aos que nos cercam. Isso é muito bom. O grande problema é quando essa vontade nos leva ao absurdo. Nosso desejo de “fazermos parte do grupo” ou de sermos chamados de “gente boa” nos leva a fazer coisas que nos prejudicam, ou ofendem aos ensinamentos de Deus. Por vezes, para agradar a alguém que nos interessa, atropelamos outros ou cometemos erros horríveis.

Em sua carta aos gálatas Paulo nos diz: Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo” (Gl1:10). Em sua carta aos coríntios ele explica o porquê: “Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos” (ICo 7:23).

Então, agradar aos homens só é bom se for para agradar a Deus.

2 - Tenha Deus como prioridade.

Há dentro de nós um forte desejo de ter e por isso trabalhamos desesperadamente. Temos priorizado o ter ao invés do ser. Essa ambição desmedida por ter nos faz colocar a busca pelo material no lugar mais alto e o espiritual fica com o resto.

No sermão do monte Jesus deixou um sinal vermelho intermitente piscando para nós sobre isso quando disse: “Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas? Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” (Mt 6: 31 a 33).

Priorize Deus em sua vida, e o resto é resto.

3 - Ame as pessoas ao seu redor.

Ser amado é algo que nos faz sentir bem. E, talvez, o melhor momento para sentir se somos ou não amados deve ser nos dias finais de nossa vida.

Conheci um homem que tinha em sua casa uma plaquinha que dizia: “Aqui mora um solteirão feliz”. Penso que isso reflete uma pessoa que tem dificuldade de se entregar, de amar, de relacionar-se profundamente. Amar para mim só é possível quando há entrega. João nos mostra como devemos amar: “Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.” (I Jo 4:9 e 11). Este é o parâmetro de amor que temos.

Paulo cita alguns mandamentos de relacionamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice”, e depois avisa que esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Rm 13:9). No meu entender fica assim: O parâmetro do amor com que devemos amar aos que estão ao nosso redor é o amor de Deus e a medida deste amor é o amor que sentimos por nós mesmos.

Você faria com você mesmo o que faz com os outros?

4 - Tenha muitos amigos.

Salomão nos diz que “algumas amizades nãos duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18:24). Por vezes alguns amigos nos saem melhores que muitos parentes. Bons amigos, por vezes, nos trazem momentos de grande alegria e prazer. Claro que familiares também podem fazer isso. Mas uma coisa que nos ajuda a passar pela vida de maneira mais bela são os verdadeiros amigos. Por isso, tenha quantos for possível. Há um amigo que você precisa ter acima de todos, ele é imprescindível: “Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos...” (Jo15:15).

Jesus é o amigo maior.

5 - Se permita ser feliz.

Creio que aqui sintetizamos o resultado dos itens acima. Alguém que coloca Deus como prioridade em sua vida e o agrade acima de tudo; que ame as pessoas ao seu redor e tenha grandes amigos não é infeliz. Não é possível. Não falo de momentos alegres, mas de felicidade que não depende de boas circunstâncias para acontecer. Falo da felicidade que só encontramos no íntimo relacionamento com Deus, amando nosso próximo com o mesmo amor que nos amamos. 

Priorize seu relacionamento com Deus. Tenha muitos amigos. Grandes amigos. Ame as pessoas ao seu redor independentemente de quem elas sejam ou façam, e deixe que elas percebam que são amadas. Diga isso a elas. Ame a você mesmo intensamente. Assim, com certeza, nos momentos finais de sua vida, ao avaliar-se você poderá dizer como Paulo: “Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta” (II Tm 4:6 a 8).

E então, morra feliz.

5 de fev. de 2014

Sapos na panela.

Mais uma novela acabou. Mais uma oportunidade para dizermos não para certos costumes que passa em branco. Vejo muitas pessoas postando mensagens contra o beijo gay dado pelos atores da novela, mas todos estavam com suas TVs ligadas, dando o Ibope necessário para que tenhamos brevemente, não mais o "inocente" beijo desta, mas com certeza um beijo mais "caprichado". Afinal, a quantidade de TVs ligadas dizendo sim, aceitamos isto em nossas casas, dá autoridade para uma futura investida.


Pelo que sei, Félix era o malvado que se tornou favorito de todos. Toda uma trama foi desenhada para que isso acontecesse, e ao final, quando todos estavam felizes com a recuperação daquele mau caráter, vem o tal inocente beijo que deixou todos encantados.



Assim é a artimanha do Diabo. Depois que ele descobriu que assustar espanta, sua estratégia é outra. Vai comendo pelas beiradas e quando chega a hora oportuna acerta o alvo desejado. Pra que capa vermelha, chifre e tridentes? Existem meios menos assustadores e mais eficazes de alcançar o objetivo.  O autor do livro de apocalipse nos mostra o Diabo como aquele que "engana o mundo todo" (Ap 12:9)

Assim, aos poucos, vamos adquirindo certos hábitos, aceitando algumas atitudes, admitindo certos comportamentos que são contrários a vontade de Deus, e "inocentemente" vamos nos afundando aos poucos. Gosto muito da versão Século 21 do texto de romanos 12:2 que diz: "não vos amoldeis ao esquema desse mundo", pois é justamente isto que nós, como cristãos, estamos fazendo quando permitimos que estas imagens e outras mais façam parte do nosso dia a dia.

Estamos aos poucos fazendo crescer as estatísticas dos que concordam com os esquemas do mundo. Tiago nos alerta: "resisti ao Diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Isto sabemos muito bem. Talvez o mais difícil seja resistir-mos a nós mesmos.

Como aquele sapo colocado na panela com água fria, que aos poucos vai esquentando, e acaba cozido porque foi se adaptando a temperatura sem perceber o que realmente acontecia, assim somos nós também. Sem percebermos que estamos quase prontos para o abate, vamos nos conformando com a temperatura da água que aos poucos vai nos cozinhando,  e nem vemos a distancia que vai nos separando da imagem e semelhança com Deus.

A panela está cheia de sapos. Alguns até reclamam que a água está esquentando, mas continuam lá conscientemente. Outros acham que a água está numa temperatura agradável. E se é para ter Amor a Vida, eu já pulei fora, e você? Esta esperando o que?

1 de fev. de 2014

Percepção

O Fantástico mostrou uma bela reportagem sobre a terra. Enquanto via aquelas imagens e o que falavam sobre elas, mais aumentava o meu amor e minha adoração por Deus. Toda aquela engenhosidade e perfeição que eles mostravam mais me fazia admirar esse Deus maravilhoso.



A reportagem falou de uma linha que mesmo que não percebamos está em movimento o tempo todo. Enquanto você dorme, enquanto você come, enquanto você  lê este texto, sempre, perceba você ou não, ela está lá. Por um momento pensei na linha do Equador, mas não era. A tal linha é a que separa o dia da noite. Não tem como não lembrar a narrativa da criação: "Disse Deus: 'Haja luz', e ouve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite" (Gn 1: 3 a 5).

Quanto mais vejo estas reportagens mais amo e louvo ao meu Deus. Que capacidade criativa ele possui. Que tremendo bom gosto. Todos aqueles detalhes que conseguimos perceber a olho nu ou com o auxilio de câmeras potentes foram minuciosamente trabalhados por ele. Não posso acreditar que tudo isso é apenas a consequência de uma grade explosão de átomos.

Trabalhei com um diretor de tv, e um belo dia quando saíamos do túnel que liga a Barra da Tijuca a São Conrado ele pediu que diminuísse a velocidade para apreciar a paisagem que despontava a nossa frente. "Que luz perfeita" disse ele. Não poderia perder aquela oportunidade, e disse a ele que quem tinha planejado e executado toda aquela luz perfeita e aquela paisagem era alguém que entendia tudo de luz, de fotografia e de cenários, por isso era tão perfeita.

E Deus, tanto quanto a linha que separa o dia da noite, também esta lá. Independentemente da sua percepção, ele está lá. Independente da sua admiração ou não, de você acreditar ou não, ele continua lá trabalhando para que tudo isso que ele criou continue funcionando, apesar de nós continuarmos tentando destruir.

Dizem que há mais mistérios entre o céu e a terra do que conseguimos imaginar e é uma grande verdade. E um desses "mistérios" é a figura do Diabo, que não é apenas uma figura como muito pensam e acreditam. O apóstolo Pedro nos avisa: "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pe 5:8). Outros livros da Bíblia alertam sobre as atividades dele.

Assim como a linha que separa a noite do dia e assim como Deus, o Diabo, acredite ou não, está por aí. Independentemente de você perceber ou não ele está por aí. Alias, para ele, quanto menos você o perceber melhor ainda. É tudo que ele mais deseja. Assim, sorrateiramente ele vai se infiltrando em sua vida e quando você percebe, se tiver tempo para perceber, está todo tomado por ele.

A nossa percepção não tem influencia alguma na existência da linha do Equador, da linha que separa a noite do dia, da linha que separa uma estação das outra, de Deus ou do Diabo. Tudo isso está lá, queira você ou não. Acreditar ou não, não fará diferença alguma para estes fatos. Mas acreditar ou não em Deus, ou mesmo no Diabo, faz toda diferença na sua vida.

A fonte é assim: tenha você sede ou não ela está lá, jorrando água fresca o tempo todo. Eu escolhi beber da fonte de Deus, e você?

10 de jan. de 2014

Retrovisor

Foto de Ana Cristina F de Andrade
Não gosto muito dessa coisa de datas especiais. Dia das mães, pais, dos namorados e outras assim não me iludem muito. É apenas um esquema comercial para tomar nossas reservas financeiras. Pode ser que quem imaginou estas datas, no inicio, tenha tido uma idéia diferente do que é hoje, mas vivo o hoje e não me preocupo com estas datas.


Assim também é a virada de ano. O primeiro dia de qualquer ano, para mim, é um dia como qualquer outro. Apenas mais um dia que Deus me permite sobreviver. Não é diferente dos outros primeiros dias dos meses. Mas acabo entrando na roda e, pelo menos um pouco, olho pelo retrovisor para  uma breve avaliação do que se foi.

Retrovisores são de suma importância nos veículos. Quem não os usa corretamente corre o risco de provocar sérios acidentes. Parei nos últimos dias de 2013 para dar uma checada no meu retrovisor, mas tive um problema: não me recordo de nenhuma das promessas que fiz no final de 2012 visando 2013. Na realidade nem mesmo sei se fiz alguma.

Acho que comemoramos o dia da mentira na data errada. Deveria ser 30 ou 31 de dezembro. Prometemos muito sem ter noção do que fazemos e, por vezes, no segundo dia do ano já não nos lembramos de nada. Bom, talvez seja só comigo que aconteça isso. Talvez você se lembre de todas e até mesmo realizou tudo que prometeu, mas eu não.

O alerta do autor do livro de Eclesiastes me deixa assustado: "quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir" (Ec 5:4,5). É preciso ter cuidado com o que prometemos.

Este final de ano resolvi que não iria prometer nada.Tenho certeza que desafios surgirão e os enfrentarei com tudo que puder. Alguns desejos, projetos, sonhos, irão surgir e lutarei por eles. Eu tenho sonhos, claro que sim. Se não os tivesse seria um medíocre. E isto sei que não sou. Mas não vivi essa mania coletiva de fazer promessas para o ano que chega.

Assim como na direção de um automóvel, não posso ficar olhando tempo demasiado para o retrovisor. É apenas uma rápida olhada para tomar atitudes para frente com segurança. E é assim que quero fazer com minha vida. Tem muita estrada pela frente para eu viver. Mesmo que não tenha, prefiro pensar que sim.
Infelizmente muitos ficam agarrados a coisas que já passaram e não conseguem ir adiante. Seja lá o que for que prende seus olhos no retrovisor eu te digo que não vale a pena correr riscos no caminhar. Paulo ensinou isso aos filipenses: "uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fl 3: 13,14).

Se ficasse preso ao retrovisor ele não alcançaria o prêmio. Use com sabedoria o retrovisor. Ele apenas te da a segurança de que atras de você e ao seu redor existe ou não riscos, mas se você não olhar para frente não ira ver outros riscos, que podem ser maiores.

O vidro do retrovisor é sempre muito menor que o do para-brisa, e isso com certeza tem um propósito. Desapegue-se do retrovisor de sua vida, e aprecie todo o horizonte de possibilidades que o para-brisa lhe oferece.

Um ano novo abençoado para todos.

1 de dez. de 2013

Pequenos gestos.

Não sei você, mas eu tenho muita dificuldade de jogar qualquer coisa na rua. Mesmo um pequeno pedaço de papel. Fico irritado quando vejo pessoas jogando coisas na rua. Uns porquinhos que jogam lata, papel ou outra coisa qualquer. Depois, quando chove e as ruas ficam alagadas por causa dos ralos entupidos, esses “lindinhos” ficam culpando o prefeito.

Creio que muito mais que uma falta de respeito ecológico, falta de educação ou desrespeito aos outros, é uma questão de mordomia. Quando Cristo disse que “quem é fiel nas coisas pequenas, também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes” (Lc16:10), poderia muito bem estar se referindo a estes pequenos gestos do nosso dia a dia também. Por que o texto fala de coisas como azeite e trigo, que são bens materiais, fechamos a caixinha da interpretação apenas para a questão do ofertar, mas não vejo nenhuma deturpação do texto em refletir sobre situações cotidianas, que fazem parte da mordomia cristã.

Paulo nos mostra como a prática da mordomia não é apenas uma questão financeira, é bem mais abrangente e muito séria quando diz:“Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia” (ICo 9:16,17). Para ele a prática da evangelização era uma atividade de sua mordomia para com Deus. Ele fora colocado como um mordomo para servir ao Senhor, enquanto servia ao outros. Fazer por prazer ou para cumprir uma obrigação, mas fazer.

Todos nós, cristãos, recebemos a incumbência da evangelização, portanto todos nós somos mordomos de Deus. Como ser um bom mordomo quando falhamos em coisas que podem ser significativas para o crescimento do reino? Ficamos preocupados em fazer grandes ações, que chamem a atenção, que tragam os olhares sobre nós e nos esquecemos de que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

Um “bom dia” ao seu porteiro, ao faxineiro do seu prédio, ao gari, ao caixa do mercado ou do banco, mesmo depois de enfrentar uma longa fila. Permitir que sua empregada coma a mesma comida que você, mesmo que ela tenha acabado de botar fogo no lado do seu fogão (aconteceu aqui em casa). Um “muito obrigado” para o motorista ao entrar no ônibus, ainda que ele tenha parado fora do ponto e você tenha precisado dar uma corridinha debaixo do sol quente. Um sorriso para aquele seu vizinho que lhe parece mal-humorado, mesmo que ele não lhe retribua. Dar um sorriso e agradecer ao segurança do banco quando ele libera a porta para você entrar, mesmo depois de quase ter que ficar nú para provar para ele que você não estava armado. Uma palavra agradável para o rapaz do posto de combustível, afinal, ele não é apenas o “boneco do posto”.

Li, na internet, que descobriram que mulheres grávidas e pessoas idosas são um excelente remédio para falta de sono, pois quando entram no ônibus, todos que estão sentados começam a dormir. Espero que você não sofra desse problema, pois faz parte da mordomia ceder seu lugar.

São coisas de menor aparência, de menor peso, que não chamam tanta atenção, que não fazem de você um grande candidato ao prêmio cidadão exemplar do ano em sua cidade, mas que podem ser de grande valor para aquela pessoa para quem você fez, ou para alguém que viu o que você fez, por ver que o mundo não está tão perdido assim. A mordomia cristã passa por isso, mostrar ao mundo que nem tudo está perdido, que ainda há solução, e que você sabe o caminho. E, com certeza, suas palavras surtirão menos efeito do que suas atitudes.

Na sequencia do texto de acima, depois de falar sobre várias atitudes tomadas, Paulo afirma: “Faço tudo isso por causa do evangelho” (ICo 9:23). Não era por ele mesmo, e sabemos que por nós mesmos não faríamos nada do que fazemos, mas deve ser feito por causa do nosso comprometimento com o evangelho. Não era por ele, mas ele fazia.

E numa tentativa de mostrar que nossa prática precisa ser compatível com nossa fala, o apóstolo diz: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele o meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (ICo 9:27).

Pequenos gestos, grandes atitudes.São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um. O que você diz, com todo respeito, é apenas o que você diz” disse Bob Marley.

Que não sejamos apenas faladores. Que não sejamos como mordomos infiéis. 

2 de nov. de 2013

Minha neta e o Apóstolo Pedro.

Maria Eduarda
Foto de Pedro Almeida
Eu tenho uma netinha, Maria Eduarda, e sou um avô babão. A sensação de ser avô é tão gostosa quanto a de ser pai. Uma coisa que sempre achei fantástico nela é a paixão pela sua primeira fonte de energia: os seios da mãe. É indescritível o olhar dela para eles. Um olhar apaixonadíssimo que só os grandes amantes, admiradores do objeto de encanto, conseguem ter. Não se pode criar do nada aquele olhar. É uma coisa que vem do fundo do coração. Ela me encanta com aquele olhar.

Sempre que consegue o seu objeto de desejo sorri de uma forma que só os apaixonados sorriem. Ela acaricia os seios da mãe, dá beijinhos, encosta o rostinho neles, namora cada pedacinho deles e curte apaixonadamente sua fonte de alimentação e de vínculo materno. Depois suga aquele néctar que lhe dará condições básicas de nutrição e crescimento.

Quando vejo estas cenas entendo perfeitamente o que Pedro quis dizer quando escreveu: Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação (I Pe 2:2). Pedro, provavelmente, tinha em mente a ardente paixão de um bebê alimentando-se ao exortar os cristãos para, da mesma forma, desejarem o alimento espiritual, a Palavra de Deus.

O leite materno é fundamental para a saúde do bebê. Composto basicamente de água (87%) e de outros elementos que formam um fortíssimo e adequando alimento para os primeiros seis meses de vida, prepara o bebê para adaptar-se gradativamente a outros tipos de alimentos que virão com o crescimento, além de prevenir contra algumas doenças que poderiam acontecer.

A Palavra de Deus para nós, cristãos, é tão importante quanto o leite materno para o bebê. É dela que retiramos todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Para Pedro a importância é tanta que ele chega dizer que essa alimentação é essencial para a salvação. É através dela que o cristão fortalece o vínculo, a intimidade com Deus.

O novo nascimento (conversão) não oferece como brinde o entendimento e a maturidade do cristão maduro. Muitas coisas ainda terão que acontecer para isso. Faz-se necessário um bom discipulado, além de sua busca pessoal. Uma dieta diária regular e correta, composta de leitura bíblica e oração, é fundamental para o desenvolvimento espiritual. Pedro começa este capítulo (2) de sua primeira carta dizendo que o cristão precisa abandonar tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas e desejar o crescimento alimentando-se da Palavra.

Infelizmente alguns não se apegam a este ensinamento e passam a vida inteira com o estômago frágil e dependente de alimentação própria para crianças. Não crescem, são eternas criancinhas.

Paulo me parece bem irritado quando escreve aos crentes da igreja em Corinto dizendo: Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso (I Co 3:1,20). Ele escreve isso para crentes antigos que ainda viviam na meninice.

O autor da carta aos Hebreus é outro que fala asperamente com alguns cristãos que não haviam buscado o crescimento. Ele queria falar sobre alguns assuntos mais elevados, porém aqueles ainda não podiam entender, por serem ainda infantis. Irritado ele diz: Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensinem as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimentos sólidos, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau (Hb 5: 12 a 14).

Para o autor da carta aos hebreus, a prática diária de alimentação da Palavra é a dieta correta e saudável para nos ajudar no discernimento “entre o que é bom e o que mau”. É o meio pelo qual deixamos de ser meninos.

Tanto quanto a Maria Eduarda deseja apaixonadamente os seios da mãe, como nos aconselha Pedro, devemos desejar “ardentemente” a Palavra de Deus para não ouvirmos de Jesus Cristo a mesma palavra que alguns saduceus ouviram: Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus (Mt 22:29).

1 de out. de 2013

E agora José?

Era um rapaz apaixonado. Não se contentava de tanta alegria. Achava que o seu coração explodiria a qualquer instante de tanto amor. Quando olhava nos olhos dela tinha certeza absoluta de que ela era a sua costela perdida. Sentia uma vontade enorme de estar sempre ao lado dela, e sabia que era correspondido. Ela constantemente dizia que não via a hora do casamento chegar para viverem juntos todos os minutos daquele amor, com mais intensidade.

Seus amigos não se cansavam de lhe dizer o quanto ele era abençoado por estar com ela. Uma jovem de boa família, correta, tranquila, sensata, equilibrada, educada, prendada e, além do mais, uma cristã exemplar. Ela era bonita. Muito bonita. Para ele, a mais linda do mundo.

Um belo dia ele sai de casa todo faceiro, com um sorriso nos lábios que ia de orelha a orelha. Ele vai namorar. Compra uma caixa dos melhores chocolates e um lindo arranjo das mais lindas flores para sua amada. Pelo caminho sorria para todos. Cantava feliz. Os pássaros cantavam ao seu redor. Os cachorrinhos passavam abanando suas caldas como que compartilhando da alegria dele.

Ao vê-lo chegando ela corre feliz para encontrar o seu amado. Depois de um beijo recebe os mimos que ele escolhera cuidadosamente. Depois começam a conversar sobre os preparativos do casamento. Num dado momento ela olha bem nos olhos dele e diz:
- Amor, preciso lhe falar uma coisa.
- O que meu amor. Sou todo ouvidos para você. Fale.
- Não sei se você vai entender - diz ela com olhinhos baixos, que pediam socorro.
- Claro que vou entender meu amor. Pode dizer o que você quiser que eu compreenderei perfeitamente – diz ele todo seguro de si.

Coitado, não imaginava a bomba que ela tinha para explodir em suas mãos.
- Amor – ela murmura, fazendo uma pausa antes de continuar- eu estou grávida!
- Hã?!?!?! – foi a única coisa que ele conseguiu esboçar.

E agora José? Duvidar da verdade ou crer na mentira?

Claro, esta é minha versão para a história de José e Maria narrada por Mateus (Mt 1:18 a 25). Um história que provavelmente tem acontecido com bastante frequência nos nossos dias. Talvez você conheça algumas. Mas a de José e Maria tem um aperitivo que as modernas não têm, pois antes que ele tivesse um ataque Maria diz com voz bem suave:
- Foi o Espírito Santo.

Fico imaginando a cara de José. Olhos arregalados, a boca seca e a respiração quase parada. Quantas coisas passaram na cabeça dele naquele momento.  Quantas promessas de fidelidade. Quantas oportunidades ele teve para provar que era fiel. Quanto ele tinha aberto mão para ficar com ela e realizar seus sonhos de um casamento feliz. E agora isso...

Seja honesto, você acreditaria numa história dessas? Grávida pelo Espírito Santo? Qual é Maria, conta outra. José também não acreditou. Foi para sua casa arrastando os pés, chutando latas, cachorros, pedras e tudo mais que estivesse à sua frente. Agora tudo estava acabado. O que fazer? Como aquilo acontecera depois de tantas juras de amor e fidelidade?

O texto diz que José era um cara correto, e preocupou-se em desfazer o contrato de casamento sem difamar Maria. Esse cara deveria ser um santo mesmo. Provavelmente eu e você não teríamos a mesma atitude.

José volta pra casa mais cedo com um olhar triste e vai deitar-se. Rola de um lado para o outro na cama e tem dificuldade de dormir. Quando finalmente pega no sono, tem um sonho onde um anjo lhe avisa que Maria estava certa. Ele deveria casar-se com ela, e quando o menino nascesse deveria chamar-se Emanuel. Coitado, nem o nome pode escolher.

José casa-se com Maria e só completa a sua lua-de-mel após o nascimento da criança.

Esta é a cena de José na Bíblia. Quem fica bem na fita depois disso é Maria. Mas esse cara me dá uma lição fantástica de obediência irrestrita à vontade de Deus. Fico envergonhado quando vejo histórias como a dele, a de Abraão (Gn 12:1 a 9) e, pior ainda, a de Oséias (Os 1:1 a 3; 3:1,2). Às vezes acho que me pareço mais com o povo de Deus do Velho Testamento, resmungão e desobediente.

Malaquias revela a indignação de Deus com o povo que oferecia sacrifícios com animais defeituosos no templo: E vocês ainda perguntam: Como é que estamos te ofendendo? Pois vocês me ofendem quando acham que têm o direito de profanar o meu altar. E me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes. Pois procurem oferecer um animal desses ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia os seus pedidos? (Ml 1:7,8). Deus chega a dizer que preferia que os profetas fechassem as portas do templo para que não houvesse mais sacrifícios assim, inúteis. Cultos que não passavam de meros rituais, cultos incompletos, defeituosos.

Qual é o seu grau de obediência a Deus? É ampla e irrestrita, ou você obedece de acordo com sua vontade? Só obedece naquilo que lhe agrada? Você obedece por prazer ou por medo? A obediência faz parte da completude do seu culto a Deus. Sem ela seu culto é defeituoso e não agrada a Deus.

E agora, _________________? (coloque aqui o seu nome)


3 de set. de 2013

Brincando com o perigo.

No texto “Duas Frases” que postei em 07/07/12, falei sobre duas frases que, segundo o lutador Anderson Silva, faziam parte dos ensinamentos de Bruce Lee que ele seguia. A primeira frase diz que o lutador deve “ser como a água, moldável ao corpo do oponente” e a segunda era que ele via “a arte marcial como uma arte de defesa e não de ataque”. Boas frases, que parecem ter sido esquecidas por ele na luta passada.

Talvez ele tenha assistido algumas comédias em pé, ou quem sabe alguns filmes musicais e adaptado novos ensinamentos à sua luta. Mais parecia um comediante ou um dançarino do que um lutador. Creio que, por ser campeão durante muito tempo, cria que a qualquer momento daria um golpe fatal e o inimigo cairia mais uma vez, como já acontecera tantas outras vezes. Brincou, brincou e, depois, brincou de contar estrelinhas esparramado no chão.

Um oponente anterior, numa entrevista, disse que há um certo ar de superioridade e arrogância nas atitudes de Anderson, e o que vimos no ringue nesta ultima luta nos faz acreditar que é verdade. Toda aquela atitude, antes de ser uma motivação para irritar e desestabilizar o oponente, mais me parece desrespeito e desdém, o que mostra que ele ou não aprendeu nada com Bruce Lee, ou esqueceu-se do que aprendeu.

Um ditado antigo diz que quem brinca com fogo se queima, e é uma verdade. Brincar com coisas perigosas não é muito saudável. Brincar com velocidade é uma coisa perigosa, e por isso vemos tantas tragédias nas estradas. Brincar com armas é perigoso, e de vez em quando vemos famílias sofrendo por que uma criança encontrou uma arma onde não devia.

Com o cristão acontece do mesmo jeito. Muitos porque “nasceram na igreja” acham que estão livres da queda. Outros porque fizeram uma série de aulas na igreja, em seminários, ou seja lá onde for, creem que são intocáveis. Esses que se acham com o diploma na mão, acreditam que suportarão toda e qualquer tentação, e nunca cairão. Então começam a brincar com o perigo sem se dar conta do grande risco que correm.

Paulo, em sua carta aos coríntios, faz um alerta que bem serve para quem pensa assim: “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (I Co 10:12). Pela muita vivência no cristianismo, por estarem enfiados numa igreja todos os dias, por que cantam de braços estendido para o alto, porque oram em voz muito alta e recitam textos e mais textos bíblicos na sua oração, porque dão grandes ofertas, ou tantos outros rituais diários que praticam, acreditam que estão imunes. Então, como o Anderson Silva, menosprezam o adversário e começam a brincar com ele, achando que vai ser fácil derrota-lo a qualquer momento. Baixam a guarda crendo que são suficientemente fortes e rápidos para o ataque finalizador contra o adversário.

Na mesma carta Paulo ensina que Deus “não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” (I Co 10:13). Então não somos, NUNCA, fortes o suficiente para vencermos nosso adversário, se não for por Deus. Não é por sabedoria, por sua formação religiosa, pelos muitos rituais praticados, mas, como Paulo fala aos romanos, “em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37).

Não fique brincando com o perigo. Agarre-se a Deus o quanto puderes para, ai sim, ser um vencedor.

1 de ago. de 2013

Eu queria que o Papa ficasse aqui.

Uma jovem falando da alegria por tudo que aconteceu nestes dias aqui no Rio, disse: “Eu queria que o Papa ficasse aqui”. Sério, eu também queria. Seria muito bom continuar vivendo tudo que aconteceu aqui nestes dias. Ver uma massa de pessoas em um único lugar, como na missa em Copacabana, sem tumultos, brigas, bebedeiras e outras tantas coisas que acontecem nestes ajuntamentos é algo para se elogiar e desejar que continue.

Foi muito bom ver grupos de jovens andando pela cidade com um bom propósito no coração. Várias línguas falando num só dialeto, o do amor, da paixão, da comunhão com outros iguais e com os diferentes, a linguagem da paz que Deus almeja de todos nós, a cooperação e tantas outras coisas mais.

E o Papa? Confesso que ele me encantou com suas palavras sempre bem corretas. Sua postura como servo humilde, sem prepotências como vemos em alguns que conhecemos. Ele conseguiu em uma semana o que em tantas décadas não conseguiram. Não me causará nenhum espanto se a igreja católica der um upgrade no Brasil depois desta visita.

Agora que o Papa foi embora, toda essa epidemia de boa convivência, amor, compaixão, ardor por Deus, e tudo mais que pudemos ver nestes dias continuará ou ficará na história apenas como mais um grande evento, como a Copa das Confederações, onde muita gente ganhou dinheiro, outros perderam, e outros nem ganharam nem perderam, e mais um gasto exorbitante do dinheiro público? Um evento que dirá que o Rio pode sim receber outros grandes eventos, apesar dos pesares.

O Papa foi embora, e se Deus é brasileiro, como o próprio Papa brincou, ou não, eu não quero saber. O que fica no ar é a pergunta sobre o que será feito com tudo que ele ensinou nestes dias.

Uma das frases dele é que precisamos nos deixar ser “surpreendidos por Deus”. Talvez todos tenham sido surpreendidos pelo Papa aqui nestes dias. Agora ele vai embora e não haverá mais esse contato tão “estreito” com ele. Será que a distancia não fará perder o encantamento, e a surpresa agradável não será substituída pela frieza, pelo esquecimento dos ensinamentos, e dará lugar a volta do antes da visita do Pontífice? O povo tão piedoso e cristão destes dias não voltará cada um para o seu próprio umbigo, como antes?

Sabe o porquê das perguntas?  É muito simples. Quando Cristo esteve aqui causou grande alvoroço, mudou a história, dividiu a história em antes e depois dele, e quando foi embora deixou prometeu: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Então, temos a promessa da permanência diária dele conosco, a presença real dele ao nosso lado em cada segundo de nossa vida, e que importância temos dado para esse fato? Talvez se ele estivesse passado aqui esta semana, acontecesse um grande alvoroço também, mas e depois?

É totalmente válido para nós o texto irritado que Deus envia através de Malaquias: “O filho respeita o pai, e o escravo respeita o seu senhor. Se eu sou o Pai de vocês, por que é que vocês não me respeitam? Se eu sou o seu Senhor, porque não me temem? Vocês me desprezam, mas mesmo assim perguntam: ‘Como foi que te desprezamos?’” (Ml 1:6).

Eu gostaria que o Papa ficasse aqui. É verdade. Gostaria mesmo. A presença dele aqui, pelo menos durante um bom tempo, faria que as pessoas mudassem um pouco. Pelo menos por um tempo.

Mas Cristo está aqui o tempo todo. Não falo daquele Cristo lá no Corcovado que precisa de manutenção periódica senão cai, mas do Cristo que morreu e ressuscitou por nós. Ele está presente conosco o tempo todo. Então, proponho que tenhamos um pouco mais de reverência com a presença dele, e vivamos uma vida que o agrade. Que realmente represente a importância que ele tem para nós.


É assim que você tem vivido?