Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

20 de jul. de 2012

Melhor “melhor amigo”.


Há alguns anos atrás presenciei um momento bem interessante entre dois amigos. Em uma festa de casamento João Vitor e Elias estavam sentados em um canto, e percebi que eles estavam com um aspecto de tristeza que me deixou intrigado. Por que duas crianças estariam tão tristes em uma festa?

Mais tarde descobri que o cachorrinho do João Vitor tinha morrido e o Elias estava ali para prestar-lhe consolo. Fiquei admirado com aquele gesto de amizade entre duas crianças. A compreensão da dor do outro colocou uma grande farra em uma festa em segundo plano.

Talvez esta seja uma das maiores expressões da verdadeira amizade: a dor do outro é também a minha. Isto tem sido uma raridade entre nós. A cada dia que se passa vemos que cada um pensa mais e mais apenas nas suas dores, e isto é suficiente para não querer viver as dores do outro. Temos sido muito egoístas. Sabemos muito bem onde está o nosso umbigo, mas o dos outros, que me importa onde ele está?

A Bíblia também fala de amigos, mas não quero me preocupar com os “amigos” de Jó. Quem precisa de amigos como aqueles? Não quero os amigos do livro de Provérbios que quase sempre são apenas interesseiros. Quero pensar no amigo Cristo, que nos dá uma lição de verdadeira amizade: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15:13). Isto, sim, é verdadeiro amigo.

Você tem algum amigo que daria a vida por você? Você daria a sua vida por um grande amigo? Seja honesto. Eu não sei se faria isso. Provavelmente fizesse pela minha mãe, meu pai, minha esposa, minhas filhas e, agora, por minha netinha, mas qualquer outra pessoa além dessas seria um caso a pensar, e bastante.

Às vezes fico envergonhado por pensar que não tenho sido um bom amigo para Jesus, pois logo depois ele diz: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15:14). Perto do que ele fez por mim, eu não tenho feito nada por ele. Tenho me esforçado para ser melhor. Tenho procurado entender cada vez mais a sua vontade; tenho tentado pensar como ele e olhar para o outro como ele. Desejo muito ser o mais parecido possível com ele. Quero ser um dos seus melhores amigos.

Logo depois ele diz: “chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo 15:15). Uma prova de grande amizade é não esconder informações preciosas, e em momento algum, Jesus deixou de falar aos seus discípulos sobre tudo o que o Pai queria. Por esse motivo, hoje, nós temos conhecimento de tudo o que Deus quer de nós.

Entre os pedidos de Jesus para nós, está o de propagar sua mensagem. Como melhor amigo, nos contou tudo sobre o Pai, e nós como seus amigos temos o dever de fazer a sua vontade: contar tudo sobre Deus.

No Dia do Amigo, vale lembrar do nosso grande amigo Jesus. Um amigo que vai ao extremo para nos livrar de um grave problema dando a própria vida. Um amigo que deseja que apenas realizemos aquilo que pede, que não é difícil nem impossível de se fazer. Um amigo que não tem segredinhos, mas conta tudo de importante aos amigos.

Eu tenho uma “melhor amiga”, a Isabella. Aqui em casa somos todos chamados de “melhores amigos” dela, e ela é nossa “melhor amiga”. Apesar de outros grandes amigos, que também posso chamar de “melhores amigos”, eu tenho um melhor “melhor amigo”, que é Jesus Cristo.

Quem é o seu melhor amigo? Você tem muitos amigos?

Mesmo que você tenha muitos “melhores amigos”, meu desejo é que Cristo seja o seu melhor “melhor amigo”.

Feliz Dia do Amigo.

Um comentário:

  1. Sempre sou abençoado com os seus textos, Pr. Ulicio.
    Paz na Terra aos homens de boa vontade.

    Abçs.

    Jader

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.