Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

2 de ago. de 2012

Xibolete


Quando você conversa com uma pessoa e percebe que em palavras com “s” ela utiliza um som do “x” como, por exemplo, experto e não esperto*, logo você pensa: “Esse é carioca”. Não é verdade? Pois o Xibolete é mais ou menos isso ai. Um som característico de um grupo de pessoas que só os nativos, puros, conseguem falar corretamente.

Eu disse mais ou menos porque qualquer um pode imitar bem um carioca. No caso do xibolete não é possível. É como nosso “ão”, que só nós brasileiros conseguimos expressar de maneira correta.

Xibolete é uma transliteração da palavra hebraica “shibboleth” que alguns traduzem como “espiga de milho” e outros como “corrente de água”. Esta palavra foi usada como uma senha para distinguir entre duas tribos semitas, os gileaditas e os efraimitas, que tinham travado uma guerra. Os soldados gileaditas, vencedores desta batalha, para evitar que inimigos sobreviventes chegassem ao Rio Jordão, exigiam que os viajantes falassem shibboleth. Os efraimitas não tinham o fonema com som de “x” na língua deles, então diziam sibboleth. Erravam a senha e morriam. Esta história esta no Velho Testamento (Juizes 12:1 a 15).

Então, xibolete era uma senha que valia a vida.

Dai a ideia de mudar o nome do meu blog para XIBOLETE. É uma palavra que eu sempre gostei e tem tudo a ver com o que quero deste blog.

Quando criei este blog em 2008 com o nome de “Eu Pensei” minha vontade era apenas colocar algumas coisas que escrevia, mas agora em 2012 começaram a aparecer textos diferentes. O estopim foi minha decepção com o sr. Demóstenes, que inspirou o primeiro texto desse ano, com o título “Quem tem ficha limpa que atire a primeira pedra”. E o foco mudou.

Tenho me preocupado em escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós. Meu objetivo é usar este espaço para dar algumas “senhas” para que nós, povo de Deus, possamos falar uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que penso ser a vontade de Deus.

Não tenho a pretensão de ser reconhecido por nada, mas fico muito feliz de ver que pessoas de vários países, além do Brasil, estão lendo meus textos com certa regularidade. Nunca pensei que chegasse a isso. Minha intenção era atingir os amigos e conhecidos que tenho. Mas Deus tem me dado a alegria de ultrapassar fronteiras.

Quero agradecer a você que tem lido, tem comentado, tem compartilhado, tem indicado meu blog e está me seguindo. Muito obrigado. Vou continuar tentado ser bem simples, mas verdadeiro naquilo que digo. Meu objetivo é colocar pelo menos um texto por mês, se Deus assim me permitir.

No final das contas, ainda que nenhuma das minhas palavras tenha servido para alguma coisa, tenho tido a preocupação de sempre citar alguns textos bíblicos, pois, pelo menos eles, certamente irão te dizer alguma coisa, e assim te possibilitar uma linguagem que o identifique como um cristão genuíno. A senha para a vida estará garantida.

*Obs.: A palavra “experto” também existe. Ela significa especialista ou perito. (uau, meu blog também é cultura)

Um comentário:

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.