Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

10 de jan. de 2014

Retrovisor

Foto de Ana Cristina F de Andrade
Não gosto muito dessa coisa de datas especiais. Dia das mães, pais, dos namorados e outras assim não me iludem muito. É apenas um esquema comercial para tomar nossas reservas financeiras. Pode ser que quem imaginou estas datas, no inicio, tenha tido uma idéia diferente do que é hoje, mas vivo o hoje e não me preocupo com estas datas.


Assim também é a virada de ano. O primeiro dia de qualquer ano, para mim, é um dia como qualquer outro. Apenas mais um dia que Deus me permite sobreviver. Não é diferente dos outros primeiros dias dos meses. Mas acabo entrando na roda e, pelo menos um pouco, olho pelo retrovisor para  uma breve avaliação do que se foi.

Retrovisores são de suma importância nos veículos. Quem não os usa corretamente corre o risco de provocar sérios acidentes. Parei nos últimos dias de 2013 para dar uma checada no meu retrovisor, mas tive um problema: não me recordo de nenhuma das promessas que fiz no final de 2012 visando 2013. Na realidade nem mesmo sei se fiz alguma.

Acho que comemoramos o dia da mentira na data errada. Deveria ser 30 ou 31 de dezembro. Prometemos muito sem ter noção do que fazemos e, por vezes, no segundo dia do ano já não nos lembramos de nada. Bom, talvez seja só comigo que aconteça isso. Talvez você se lembre de todas e até mesmo realizou tudo que prometeu, mas eu não.

O alerta do autor do livro de Eclesiastes me deixa assustado: "quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir" (Ec 5:4,5). É preciso ter cuidado com o que prometemos.

Este final de ano resolvi que não iria prometer nada.Tenho certeza que desafios surgirão e os enfrentarei com tudo que puder. Alguns desejos, projetos, sonhos, irão surgir e lutarei por eles. Eu tenho sonhos, claro que sim. Se não os tivesse seria um medíocre. E isto sei que não sou. Mas não vivi essa mania coletiva de fazer promessas para o ano que chega.

Assim como na direção de um automóvel, não posso ficar olhando tempo demasiado para o retrovisor. É apenas uma rápida olhada para tomar atitudes para frente com segurança. E é assim que quero fazer com minha vida. Tem muita estrada pela frente para eu viver. Mesmo que não tenha, prefiro pensar que sim.
Infelizmente muitos ficam agarrados a coisas que já passaram e não conseguem ir adiante. Seja lá o que for que prende seus olhos no retrovisor eu te digo que não vale a pena correr riscos no caminhar. Paulo ensinou isso aos filipenses: "uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fl 3: 13,14).

Se ficasse preso ao retrovisor ele não alcançaria o prêmio. Use com sabedoria o retrovisor. Ele apenas te da a segurança de que atras de você e ao seu redor existe ou não riscos, mas se você não olhar para frente não ira ver outros riscos, que podem ser maiores.

O vidro do retrovisor é sempre muito menor que o do para-brisa, e isso com certeza tem um propósito. Desapegue-se do retrovisor de sua vida, e aprecie todo o horizonte de possibilidades que o para-brisa lhe oferece.

Um ano novo abençoado para todos.

Um comentário:

  1. Muito bom! Se for pra olhar para trás só se for para os feitos de Deus, para redermos-lhe gratidão e adoração!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.