Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

3 de out. de 2015

Água Verdadeira.


Vi numa reportagem hoje, sobre o rio Tietê, como conseguimos acabar com uma criação divina. O Rio nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 1120 metros de altitude, e desce cruzando todo o Estado de São Paulo. É um rio de extrema importância para milhões de pessoas, que são beneficiadas por suas águas.

Até 1960, aproximadamente, ainda era um rio limpo e tinha peixes no trecho que corta a capital. Em anos anteriores a este, haviam varias disputas de esportes náuticos no rio, e alguns clubes de regata e natação foram criados às suas margens. Mas, a partir de 1960, com o aumento da população desordenada e o crescimento industrial, iniciou-se o processo de degradação do rio. A falta de vontade política e de consciência ambiental da população foi acabando cada vez mais com a qualidade das águas do rio.

Hoje, com o projeto Tietê Vivo, muita coisa já mudou e a poluição tem diminuído, mas ainda tem muita coisa para ser mudado. Muito ainda terá que ser feito, e muito dinheiro ainda será gasto para tornar o rio em "águas verdadeiras”, que é o significado que vem da junção de “ti” (água) e “eté” (verdadeira) do tupi. Assim como faz com a natureza, o homem faz com ele mesmo. 

Quando nascemos parecemos uns anjinhos, de tão inocentes que somos, mas aos poucos vamos nos poluindo com tantas coisas horríveis, que alguns quase podem ser comparados com animais irracionais, quando já adultos. É incrível a capacidade que temos de destruir tudo que Deus criou com tanto carinho e perfeição. O salmista há muito tempo atrás escreveu que "os tolos", por não crerem na existência de Deus "corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há um sequer" (Sl 14:1-3).

Na carta aos romanos Paulo fala da depravação do ser humano e diz que "tais homens são, por isso, indesculpáveis" (Rm 1:20), pois "dizendo-se sábios, trocaram a gloria do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e repteis" (Rm 1:22,23). Os homens optaram adorar à imagem deles mesmos, e se rebaixaram tanto que adoraram imagens dos animais irracionais, menores que eles na obra da criação.

Ainda hoje isso é uma realidade. Desde pequenos vamos sendo bombardeados por palavras, gestos, ensinamentos totalmente estranhos a Palavra de Deus. A poluição da nossa alma vai aos poucos se agravando, e se não houver uma intervenção no meio do caminho, chegaremos ao final tão imundos quanto um rio extremamente poluído.

O site www.fiquemsabendo.com.br, publicou a seguinte reportagem em julho de 2015: "Gasto anual para despoluir o rio Tietê bate recorde e chega a R$ 495 mi". Esta é a terceira etapa do projeto, e ainda falta muito para tornar que as águas do rio voltem a ser águas verdadeiras.

A solução para o homem é bem menos complicada. João nos garante que "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). O próprio Jesus Cristo afirmou: "e o que vem a mim, de modo nenhuma lançarei fora" (Jo 6:37). Isaías registra a promessa de Deus que diz: "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como a púrpura, como a lã se tornarão" (Is 1:18).

Para despoluir o Tietê ainda serão investidos muito milhões de reais, mas despoluir o coração do homem, segundo Pedro, "não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro" ... "mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem macula, o sangue de Cristo" (1Pe 1:18,19).

No seu encontro com a mulher samaritana Jesus diz que lhe daria a água viva, muito melhor que a água que ela tiraria do poço: "quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrario, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (Jo 4:13,14).

Jesus é a água da vida, a água verdadeira. Beba o quanto quiser. Mate sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.