Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

5 de ago. de 2017

Lição Aprendida

Ontem a noite estava planejando minha manhã de hoje. Acordar bem cedo, tomar café, ir lá embaixo comprar um formão (ferramenta), fazer copia de uma chave, comprar comida para calopsita. Lá embaixo porque minha rua é uma ladeira. Fui dormir e realmente acordei cedo, mesmo sendo um sábado, mas o tempo não estava para andar. Uma chuva fininha que parecia não acabar nunca, e aquele friozinho que, para um termômetro corporal adaptado ao sol do Rio de Janeiro, é quase uma geada.

Não sou muito de sair de casa, ainda mais com um tempo assim. Fui fazer o café resmungando, chateado por que não poderia fazer o que pretendia. De repente em minha cabeça latejou um frase: "Eu é quem sei os planos que tenho para você" (Jr 29:11). Soou como um daqueles socos no estômago. Tomei meu café tranquilo. Peguei minha Bíblia para meu devocional. Depois fui limpar a gaiola dos pássaros. A chuva deu uma diminuída. Tirei umas roupas do varal da área do meu apartamento. Um tempo depois a chuva cessa e o tempo deu uma esquentadinha. Não tinha sol, mas não estava frio. Sai para comprar as coisas que precisava.

Quando voltava para casa outro autor bíblico saltou em minha cabeça: "Você planejou tudo, parecia o dono do mundo. Não sabia nem se acordaria. Seu besta!" (Tg4:13,14). Esta foi a minha versão do texto. Mais ou menos isso que o Tiago escreve em sua carta, sobre a nossa soberba por acharmos que somos eternos e vivermos sem colocar Deus em nossos planejamentos. E é bem assim que somos. Raramente Deus entra em nossa agenda. Como diz o próprio Tiago, para qualquer planejamento nosso, deveríamos dizer: "Se o Senhor quiser..." (Tg 4:15). Seja sincero, você faz isso? Sempre?

Planejamos e não imaginamos que todo o planejamento pode servir para nada. Mas precisamos planejar, claro. Mas sempre colocar Deus nesse planejamento. O autor bíblico diz que "quem planeja com cuidado tem fartura" (Pv 21:5), mas Tiago diz que planejar sem o envolvimento de Deus é uma atitude maligna (Tg 4:17). É uma atitude orgulhosa, arrogante, pois, quem age assim, coloca o eu em alta evidencia e deixa Deus em segundo plano. Ou mesmo fora dele. Ele não é necessário.

No meu caso, voltei para casa e consegui realizar todas as coisas que tinha planejado. Creio que mais uma vez Deus me concedeu uma oportunidade de aprender quem sou eu, e quem ele é. Reconhecer o controle de Deus em tudo que acontece conosco, nossa limitação e dependência total dele, o deixa feliz e nos faz crescer. Quando achamos que somos "grandes", ele nos mostra que ainda estamos em construção. Segundo Paulo, "aquele que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continua-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus" (Fl 1:6). Lembro-me de meu pai, que há algum tempo atrás disse que nós, seus filhos, ainda somos, para ele, aqueles meninos que viviam correndo pela casa e continua orando para nosso crescimento.

O autor bíblico avisou: "É crucial que prestemos muita atenção no que ouvimos, de modo que não nos desviemos" (Hb 2:1). Eu "ouvi" bem. Valeu Senhor, aprendi a lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.