Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

10 de mar. de 2013

Prioridade


Na penúltima viagem que fiz de avião, ao chegar para o check-in, uma funcionária da companhia aérea perguntou-me qual era meu voo, e ao informa-la, me encaminhou para uma fila com apenas duas pessoas. Quando me aproximei vi a placa que dizia: “Prioridade”. Pensei seriamente em reclamar com ela, afinal, com meus 53 anos não aparento ser tão velho assim. Ao ver o tamanho da outra fila gostei bem da ideia e fiquei ali mesmo. No meu último voo a fila estava maior, mas ninguém me mandou para a fila de prioridade. Acho que vou ter uma crise de identidade. Afinal, tenho ou não tenho prioridade. Algum psicólogo de plantão ai?

Prioridade é algo que tem a ver com preferencia; direito de passar à frente dos outros; qualidade do que está em primeiro lugar, segundo os dicionários. Significa eleger o que vem em primeiro lugar, ou seja, o que mais importa para nós.

Na decisão da Copa Libertadores um corintiano disse que perderia o emprego, mas não deixaria de ver o jogo do Timão. Era a prioridade dele. Para muitos, prioridade hoje é conseguir passar no vestibular e fazer uma faculdade. Para outros é o bem estar da família e, por isso, se matam de tanto trabalhar quase não tendo tempo a família. Para alguns a compra de um carro novo, com todos os acessórios possíveis. Para muitos, ainda, o conseguir alguma coisa para comer e não morrer de fome, ou quem sabe água, para não morrer de sede.

Todos nós elegemos nossas prioridades e por elas lutamos muito. Os nossos sonhos, nossos desejos têm tomado nosso tempo de maneira cruel. Vivemos quase sempre em função de conseguirmos conquista-los e, então, percebemos que eles já não são tão prioridades assim. Imediatamente, novos sonhos e desejos tomam seus lugares, nos levando de volta na roda da vida tresloucada em busca deles. Somos insaciáveis na busca de nossos sonhos e desejos.

Infelizmente não somos assim quando se trata de Deus.

Todas essas prioridades acima e outras são compreensíveis e necessárias. Realmente precisamos delas. Talvez pudéssemos classifica-las de prioridades secundárias, se é possível. Mas não tenho dúvida alguma que Deus deve ser a prioridade prioritária para nossa vida. O que seriamos sem ele?

No Sermão do Monte Jesus Cristo já deixa o alerta: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). Ele avisa que “todas as coisas” são menos importantes do que o Reino de Deus, e que elas poderiam ser apenas consequências da prioridade prioritária dada a Deus.

O profeta Ageu narra uma situação que nos mostra o quanto isso é essencial em nossa vida. O povo tinha saído do cativeiro da Babilônia, e estava se esmerando na construção das suas casas enquanto o templo do Senhor continuava destruído. Deus então manda o alerta através de Ageu: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” (Ag 1:4). Depois o Senhor mostra ao povo tudo que estava acontecendo como consequência da falta de prioridade a Ele. Então os governantes e todo o povo atendem a convocação para a reconstrução do templo. Quando lançam a pedra fundamental, Deus promete: “Desde este dia hei de vos abençoar” (Ag 2:4).

É importantíssimo estabelecer prioridade para nossos desejos, sonhos, para o nosso dia a dia, mas é essencial, vital, colocar Deus acima de tudo isso. Deus deve ser a nossa prioridade prioritária primordial. Sem exagero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.