Que bom que você veio!!


Que bom que você veio!!
Quero escrever textos que nos ajudem a entender um pouco mais daquilo que Deus tem para nós, para falarmos uma mesma linguagem. Não tenho o objetivo de ser profundo, nem teológico, nem filosófico, nada disso. Quero dizer coisas simples que pululam em minha mente, sempre atento para não contradizer em nada a minha fé, ou o que creio ser a vontade de Deus.
No mês de Agosto/12 há um texto que explica o significado e o porquê do nome Xibolete.

1 de mai. de 2012

Joel Santana tem razão!


Na página inicial do UOL, nesta sexta-feira 13, havia uma chamada que dizia: “Joel pede explicação aos deuses após eliminação do Fla na Libertadores”. Na reportagem, ele diz não saber o que aconteceu e que “só os deuses do futebol podem explicar”. Eu pensei: Será que ele reuniu o grupo no vestiário após o jogo para pedir estas explicações? Parece que alguns deles realmente se acham deuses, ou a torcida, ou a mídia, ou ambas os fazem pensar assim.

Sorte do Emelec? Azar do Fla? É sempre bem mais fácil achar que outras pessoas, ou deuses, armaram para as coisas darem erradas conosco. Isso é antigo. Adão patenteou essa prática de jogar a culpa em todos e tudo por nossas lambanças. E nós continuamos apontando o dedo para todos os lados quando as coisas dão erradas.

Os meninos de rua roubam, porque estão com fome, não têm acesso a educação, etc. A culpa é do Prefeito, do Governador, do Presidente, de todo mundo.

O sem vergonha trai a esposa. É culpa dela que não o trata com carinho, não lhe dá a atenção que ele quer, não faz a comida do jeito que a mãe dele fazia, não engraxa seus sapatos. Não faltam defeitos na esposa para justificar a traição.

O time não se classifica. Foram ou “deuses” do futebol. Foi o “soprador de apito” que roubou.

Somos muito criativos para encontrar desculpas para nossas falhas. É sempre muito difícil olhar para nós mesmos e procurar o que foi que fizemos, ou deixamos de fazer, para que tal situação acontecesse. Afinal, somos infalíveis, somos perfeitos, fazemos tudo certinho. Somos tão caras de pau que até culpamos Deus por coisas que nos aconteceram, quando na realidade, nós criamos a oportunidade.

Nós desmatamos, entupimos os rios com lixo, construímos casas nas encostas, fazemos testes nucleares, criamos e utilizamos veículos que poluem o ar que respiramos, comemos ou bebemos exageradamente coisas que não são saudáveis, preparamos todo um cenário para nossa própria destruição, e quando acontecem catástrofes perguntamos: Por que Deus faz isso?

A Bíblia registra uma advertência de Moisés, sobre o risco de não fazer a vontade de Deus: “estejam certos de que o vosso pecado vos há de atingir” (Nm 32:23). É a ordem natural das coisas, nossas escolhas sempre trazem consequências. O profeta Samuel avisa: “Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e ...  seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem”! (I Sm 12:14). É simples assim.

Joel Santana tem razão! Os “deuses” do Flamengo, por seu comportamento no dia a dia, e nos jogos horrorosos anteriores, devem ter muito que explicar.

E nós, quais explicações teremos para Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois é sempre bom saber o que você pensa.